twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

terça-feira, 29 de março de 2011

A litosfera

A litosfera
As rochas
A litosfera tem na sua composição as rochas, os minérios e os diferentes tipos de solo.
Rocha são formadas por uma associação de diferentes materiais chamados minerais. Cada mineral tem uma composição definida. Existem inúmeros tipos de rocha , como granito, calcita, calcário e ardósia. O granito, por exemplo, é constituído principalmente por três minerais: quartzo, feldspato e mica.


 Silvita, mineral usado na produção de fertilizantes.

 Rocha formada por minerais, entre eles o calcário.
Não é comum a ocorrência de minerais isolados; por isso, quando vemos uma paisagem, observamos rochas, que são associações de minerais, e solos, que também contêm minerais.
Pedra Furada, praia de Jericoara, estado do Ceará

Os minérios
Os minérios são minerais ou rochas de importância econômica. Os minérios podem contwer elementos como ouro, prata, cobre, ferro, alumínio, etc.

O solo

Em algumas partes da Terra, as rochas estão cobertas por uma camada chamada solo. O solo é formado por fragmentos de rochas, água, sais minerais, ar e materiais orgânicos. Esses materiais orgânicos são constituídos de restos de seres vivos em decomposição.
O solo é importante para as plantas, seres dos quais a maioria dos outros seres depende. Do solo, as raízes das plantas retiram água e sais minerais. No solo também vivem seres decompositores, os fungos e as bactérias, além de outras formas de vida, como minhocas e formigas.
O solo é popularmente conhecido como terra.
 Os fungos, vistos em amarelo nesta foto, decompõem seres mortos, devolvendo ao solo os sais minerais e a matéria orgânica que o constituem.

A formação do solo

O solo se forma a partir da lenta fragmentação das rochas. Elas se transformam em partículas menores, ao longo de milhares de anos, devido à ação do vento, da água da chuva, dos seres vivos e das mudanças bruscas de temperatura.
 Líquen: tipo de associação (entre duas espécies) em que um fungo e uma alga vivem juntos.

Ao longo dos anos, a ação da água da chuva, dos ventos e as mudanças bruscas de temperatura desgastam e fragmentam as rochas, quebrando-as em pedaços cada vez menores.








Os primeiros seres vivos a aparecerem nas rochas são os líquens. Esses
sers ajudam a fragmentar as rochas. fungos, bactérias e algumas plantas começam a surgir no solo. Quando morrem, essesseres formam o material orgânico do solo.






Os animais que chegam atraídos pela vegetação contribuem para a fragmentação das rochas e a formação de mais material orgânico. Com isso, a espessura da camada de solo aumenta.









As diferentes composições do solo

O solo é formado por vários tipos de materiais, como areia e argila. o que diferencia um solo de outro é a presença, em maior ou menor quantidade, de um determinado tipo de material.
  • O solo arenoso tem como principal componente a areia. A água atravessa rapidamente os espaços entre os grãos de areia; é por isso que esse tipo de solo retém pouca água. A variedade de plantas que se desenvolvem no solo arenoso é pequena.
 Praia de Canoa Quebrada, no Ceará. As poucas espécies de plantas que sobrevivem em solo arenoso ajudam a fixar as dunas de areia.
  • O solo argiloso, o principal componente é a argila, formada por pequenos grãos. Como os espaçosentre os grãos são menores, a argila retém muita água, mantendo-se úmida. Em solo argiloso entra pouco ar, o quie dificulta a vida das plantas, pois as raízes têm dificuldade para respirar.
 A argila é muito utilizada no artesanato, poi é fácilmente encontrada e bastante maleável. após secar em fornos especiais, a argila fica dura e não perde sua forma.
  • O solo orgânico tem em sua composição material orgânico (restos de organismos mortos e em decomposição), além da areia e da argila. Esse solo é o mais apropriado para a vida das plantas.
[agronegocio.jpg] Plantação de soja no rio Grande do Sul, cultivado em solo orgânico.

Um comentário:

  1. OI descopa maisfoi dificio encontra-lo eu não fiz na escola por isso!s

    ResponderExcluir