twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

sexta-feira, 11 de março de 2011

O que restou da mata atlântica


           Quando os portugueses chegaram ao nosso país, em 1500, a mata atlântica estendia-se por uma faixa de aproximadamente 200 quilômetros de largura, do Rio grande do Norte ao Rio Grande do Sul. O desmatamento para ocupação de novas áreas (construções, agricultura,etc.) e para obtenção de recursos (madeiras, etc) foi responsável por grandes mudanças na paisagem original. Muitos animais e plantas perderam seus habitats.
    A mata atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas e em perigo de desaparecer do mundo.   Atualmente, os maiores remanescentes encontram-se em áreas montanhosas, próximas ao litoral das regiões Sul e Sudeste.
         A mata atlântica é importante não somente pela biodiversidade que abriga, mas também pela manutenção das encostas.Em áreas montanhosas, por exemplo, a remoção da mata provoca deslizamentos de terra. A mata atlântica também contribui para a manutenção de inúmeras fontes de água que a floresta abriga, incluindo nascentes de rios. Muitas dessas fontes fornecem a água que abastece as casas da região.

Remanescentes: sobras, restos. Neste texto, referem-se às áreas que restaram da mata atlântica após a devastação.

Organizando conhecimentos
Explique, com suas palavras, os termos:

a) recursos naturais;

____________________________________
b) biodiversidade

_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário